Reader Comments

Cuida de Gato - Cuidado com a Alimentação

by Edilene Soares (2018-07-02)


Os gatos podem parecer animais de estimação muito independentes, mas eles também precisam de muitos cuidados e carinhos. Por mais que sejam mais autossuficientes do que os cães, com dedicação e paixão suficientes, os gatos também podem ser leais e próximos de você.

Até determinado ponto é verdade que o gato não precisa de tanta atenção como o cachorro, uma vez que se trata de um animal com uma natureza completamente diferente, não obstante, é óbvio que o gato também precisa de alguns cuidados que lhe permitam ter longevidade e uma boa qualidade de vida.

Conheça três necessidades básicas de um gato e alguns "Avisos" para que saiba Cuidar de Gato.

1- Educação - Normalmente os gatos costumam ser mais independentes que os cachorros, mas isso não significa que não se tratem de pets inteligentes que devemos educar para que a convivência em casa seja a desejada.

São animais de estimação que podem aprender todo o tipo de ordens, por esse motivo nunca deve deixar de o exercitar mentalmente e fazer com que aprenda as ordens básicas de convivência como por exemplo utilizar a caixa de areia e o seu arranhador.

Com paciência e reforço positivo conseguirá ensinar-lhe tudo o que quiser.

2- A escovação - Apesar dos gatos terem uma higiene exaustiva, é necessária que escove o seu pelo para evitar as bolas de pelo no estômago, algo que pode originar um problema grave.

A frequência irá variar da escovação diária até a escovação semanal e dependerá sempre do tipo de pelo do gato, mais comprido ou mais curto. O seu gato gostará que lhe dê todas as atenções e o escove regularmente. Preste atenção especial ao seu pelo na primavera e outono, que é quando se costuma realizar a mudança de pelo.

3- A alimentação do gato - O gato deve ter uma alimentação adequada para cada etapa da sua vida correspondente ao tipo de comida Junior, Adult ou Senior. Estas gamas estão disponíveis para venda para evitar deficiências em cada etapa da sua vida. Aprenda a escolher entre elas.

A alimentação deve ser de alta qualidade e também recomendamos que seja variada entre ração, comida úmida e dietas caseiras, sendo de entre todos os tipos de alimentação a mais importante a ração.

Além disso, em fases de crescimento ou geriatria, tem disponíveis à venda vitaminas e suplementos ideias para que se desenvolva e mantenha saudável.

Alguns avisos:

Não deixe moedas ao alcance dos gatos. Elas são tóxicas quando ingeridas, sendo necessária intervenção cirúrgica.

Jamais deixe linhas, novelos ou fitas em locais que os gatos possam pegá-los. Caso eles engulam esses objetos, nós podem se formar nos intestinos, tornando necessária uma intervenção cirúrgica para salvar o animal.

Crie um ambiente seguro para o gato. Supervisione cães grandes perto de um gato novo até que eles fiquem confortáveis com a presença um do outro.

Não deixe o gato mastigar coisas pequenas como brinquedos ou fios elétricos. Isso pode causar asfixia ou bloqueio estomacal, o que requer uma cirurgia.

Existem muitos sites que oferecem conselhos sobre saúde, mas nenhum deles é específico para seu gato. Um veterinário é a melhor opção para a saúde do seu animal.