Reader Comments

O valor do esforço

by joao sousa (2018-08-01)


Desvalorização do reforço. Se este estímulo é aplicado de forma indiscriminada a optimemory comprar e cada vez que a criança realiza qualquer tarefa, ele pode acabar por perder seu valor devido para que se acostume a ele. Não devemos esquecer que o reforço positivo deve ter o caráter de prêmio e estes devem ser concedida como reconhecimento de um esforço feito algo muito bem feito.

 

A criança deve estar ciente de que o recebe quando você realmente merece, e devemos fazê-lo entender por que ela ganhou. Possível dependência. Se a criança se acostuma com este reforço, a cada vez que faz algo corretamente, isso pode gerar uma certa dependência e pode provocar que lhe custe muito, gerar novos comportamentos desenvolver determinadas tarefas cujo resultado não estejam ligados à sua prêmio recompensa. Além disso, ao depender de elogios e aprovação da figura autoritária, pode acabar por ter dificuldade na hora de desenvolver a confiança em seus próprios julgamentos e avaliações. Interferência no desenvolvimento da responsabilidade. Este ponto está relacionado com o anterior, já que se depende de sua recompensa para agir, não desenvolverá a sua responsabilidade, não realizará as atividades que deve realizar pelo simples fato de saber que é sua obrigação para a satisfação interior de ter feito a coisa certa. Neste caso, quando quiser que arrume seu quarto, por exemplo, em vez de dizer-lhe que cada vez que o faça dar-lhe-emos um doce vai deixar de jogar um jogo, podemos explicar que a responsabilidade de mãe e pai é trabalhar para poder ter dinheiro, com o que se lhe compra suas roupas, seus brinquedos, sua comida,..

 

. e o pai, depois de trabalhar faz a compra e prepara o jantar, minha mãe e quando sai do trabalho, lava a roupa e leva-o ao parque para brincar; de modo que a sua obrigação é recolher o seu quarto, pois a família é como um computador, e essa tarefa é responsabilidade sua. Desta forma ajudamos a desenvolver a sua responsabilidade e para que você sinta-se um membro útil da família ―isso sim, com as suas obrigações, você goste não―. Frustração diante de situações adversas nos perguntamos Lectus caps ajuda a melhorar a concentração?. Se há algo que está longe de ser bem-feito ―ponhamos por caso, um desenho horrível, e com tal de motivarlo lhe respondemos com louvores, pode acabar acreditando que tem a habilidade de fazer muitas coisas bem, de forma inata. Isso pode levar, no futuro, para tornar-se frustrados quando não pode fazer frente a uma situação nova para encarar uma adversidade. Não se trata de dizer que faz as coisas fatal, mas há que insistir em que muitas de suas facetas são susceptíveis de melhoria, que talvez em algumas outras nunca chegue a ser tão bom quanto você gostaria. Isso irá prepará-lo para saber que não se pode ganhar sempre, e, além disso, não nos priva da possibilidade de fazer-lhe ver que, sim, têm um grande potencial em outros domínios habilidades.

 

Seguindo o exemplo anterior, se o nosso filho aluno faz um desenho horrível devemos poupar os elogios do tipo "oh, que maravilha de desenho, é fantástico!" e poderíamos fazer perguntas do tipo "você acha que pode fazer melhor? Como? Queres que te ajude?" feedback como "eu sei que é difícil, mas se você continuar praticando cada vez se sairá melhor" deste modo, o aluno verá que conta com a nossa ajuda e atenção , o que lhe dá segurança, e estará consciente de que determinadas tarefas habilidades para a maioria de nós requer muita prática para tornar-se realmente bem. Isto irá ajudá-lo a entender que se esforça pode chegar a obtê-lo. Assim proteger a sua auto-estima e lhe motivaremos a melhorar. Como conclusão, podemos dizer que o reforço positivo é muito poderosa, mas deve ser usado nos momentos certos (como quando se está progredindo em um aprendizado difícil para a criança) e com responsabilidade, Como disse Aristóteles, a virtude está no meio-termo. Ao fim e ao cabo, a arte de educar consiste em saber encontrar esse ponto de equilíbrio que nos permite evoluir, mas o que é muito fácil trastabillar de vez em quando.